terça-feira, 17 de julho de 2012

Para um futuro sem drogas, Proerd forma mais 273 crianças em Xanxerê


Para um futuro sem drogas, Proerd forma mais 273 crianças em Xanxerê

Por: SD ERIELES PIRES VIRÍSSIMO , Em 13/07/2012



Nem mesmo a noite congelante, com os termômetros marcando quatro graus, tirou a euforia dos 273 formandos do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd) de Xanxerê. A formatura aconteceu nesta quinta-feira, dia 12, e o ginásio do Caic ficou lotado de familiares e convidados que acompanharam os atos de formatura e homenagens, e se aqueceram com lindas apresentações artísticas e culturais, e também do cão Taigo, da 4ª Companhia de Polícia Militar.
O evento foi prestigiado pelo capitão Cleber Pires, chefe Operacional da 4ª Região de Polícia Militar, que representou o comandante regional, coronel Edivar Bedin, pelo capitão Maurício Viríssimo, comandante da 4ª Companhia PM, pelo secretário municipal de Educação, Felix Dalmut representando a administração municipal, pela gerente de Turismo, Cultura e Esporte da secretaria de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Ana Cecília Sirino, entre outras autoridades locais, colaboradores Proerd e instrutores da região.
A noite teve início com a apresentação do Hino Nacional pelo aluno Mateus Rodrigues da Costa, que fez uma bela interpretação com a sua sanfona. Em seguida, os cinco formandos vencedores do concurso de poesia sobre o Proerd fizeram suas declamações. Um show de criatividade, recheado de consciência sobre os malefícios das drogas!
Depois, formandos e convidados acompanharam a apresentação de teclado com as alunas Larissa Nascimento e Samantha Grando, que interpretaram a música Aquarela do Brasil, e ainda assistiram belas apresentações de dança e interpretação cênica com o Grupo de Libras.
Para encerrar as apresentações, o cão Taigo entrou em cena, e deixou as crianças radiantes. Conduzido pelos soldados Sérgio e Edemar, Taigo mostrou que está muito bem treinado para localizar entorpecentes, e recebeu muitos aplausos.
Apresentações à parte chegou a hora dos formandos assumirem um importante compromisso, e acompanhados do instrutor Rosimar Justino Féo, prometeram na presença dos familiares e convidados, “Ao concluir o curso Proerd, prometo ser fiel aos ensinamentos que recebi, resistindo às drogas e a violência, cumprindo minhas obrigações e fazendo valer meus direitos. Prometo respeitar e ajudar meus semelhante, honrando minha pátria, para que possamos ter uma sociedade mais sadia justa e feliz.” Pronto, os formandos estavam preparados para receberem os certificado de conclusão de curso, que foram entregues de forma simbólica para um aluno de cada turma, representando todos os demais.
Após a entrega dos certificados, o capitão Cleber fez o uso da palavra, e destacou a parceria entre família, escola e Polícia Militar que sustenta o Proerd, e comentou sobre a responsabilidade e importância de cada um no processo de proteger crianças e jovens das drogas. O oficial parabenizou os policiais militares instrutores pelo excelente trabalho, e também os formandos pela conclusão do Proerd 5º ano.
Os policiais Proerd ainda prestaram uma linda homenagem ao cabo PM da reserva remunerada Rubi, ex-instrutor, que foi o mestre de cerimônia da noite. O cabo foi presenteado com uma linda caneca do programa e também com um troféu, em agradecimento pelo importante trabalho realizado não só no Proerd, mas em toda a sua carreira militar.
Para encerrar a noite de formatura, foram sorteados 15 mascotes do Proerd, e a Canção do Proerd, com a presença ilustre do leãozinho Daren, fechou com chave de ouro mais um importante evento da Polícia Militar em busca de um futuro sem drogas e violência.
Em 13 anos de atuação em Xanxerê, o Proerd já formou mais de 8 mil crianças no município, e mais de 23 mil na área da 4ª Companhia PM. Há 13 anos, os policiais militares instrutores vêm cumprindo a missão de educar e prevenir o envolvimento das crianças com as drogas e violência.
PROERD, a esperança de um futuro sem drogas!

(Soldado Erieles Pires Viríssimo :: Fotos: soldados Erieles e Júlia Buss – 4ª/2ºBPM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário