segunda-feira, 18 de junho de 2012

31-05 - DIA MUNDIAL SEM TABACO


População recebe panfletos, adesivos e orientações no Dia Mundial sem Tabaco em Xanxerê

Comunidade

Na tarde de hoje (31) Dia Mundial sem Tabaco, representantes da Secretaria de Saúde de Xanxerê, do Programa Respire Vida e do Comad estiveram realizando a panfletagem, colocação de adesivos, bem como dando orientações para a conscientização das pessoas que passavam pelo centro de Xanxerê.
De acordo com o presidente do Comad, Leandro de Oliveira a ação visa conscientizar e levar informação às pessoas. “O fumo e qualquer outro tipo de droga não levam a nada, somente a problemas de saúde, distúrbios físicos e psicológicos”, além de que “O vício, principalmente o cigarro causa um congestionamento na saúde pública”, destacou.
De acordo com a coordenadora do programa Respire Vida e psicóloga, Juliana Benato Ferreira, além de conscientizar o objetivo é levar ao conhecimento das pessoas sobre o programa que é gratuito e qualquer pessoa pode se cadastrar no Posto de Assistência Médica (PAM) para participar das reuniões que são realizadas todas as segundas-feiras na Vigilância Epidemiológica. Essas reuniões acontecem das 13h30 às 14h30.
alt
“A inscrição é gratuita e a pessoa não tem gasto com medicamentos, pois o estado repassa para o município e os participantes ganham para realizar o tratamento. O programa tem um índice de 40% de desistência, mas os outros 60% que participam conseguem obter um bom resultado durante os três meses que passam pelo programa” disse a psicóloga.
Juliana explica que são feitos novos grupos de pessoas para participar das reuniões a cada três meses, mas o programa continua em contato com a pessoa até um ano. “Se a pessoa teve uma recaída ela poderá voltar ao programa, mas nesse caso ele deverá ficar na fila de espera novamente, pois a procura é grande”.
Hoje o Respire Vida conta com o apoio psicológico e avaliação médica do Doutor Carlos Velasco.
Texto/Fotos: Sandra Portes 
alt

Nenhum comentário:

Postar um comentário