quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Crianças recebem “Educação para o trânsito” no Cemei Sonho Encantado


Há 15 dias, o Cemei Sonho Encanto, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, realiza um projeto sobre questões relacionadas ao trânsito. Segundo a professora Dirce Lourenço, que elaborou o projeto “Educação para o trânsito”, todos os dias aconteceram atividades com as crianças sobre como atravessar a rua na faixa de pedestre, conhecimentos sobre as placas, sinalizações e como cuidar no trânsito para não sofrer acidente.
- Como nós trabalhamos com crianças, foi trabalhada mais a parte da expressão, a ludicidade com as crianças. Foram mostradas as placas, as sinalizações, brincaram com carrinhos para aprender a dirigir, sobre a faixa de pedestre, que, por mais que sejam atividades simples, mas para as crianças tem uma grande importância, porque a percepção de vida deles é diferente da nossa de adultos. Então, eles já estão conscientes dos perigos que eles podem enfrentar nas ruas, posso dizer que foi um resultado bastante positivo – comenta a professora.
A educação no trânsito é um tema planejado pela Secretaria Municipal de Educação desde o começo do ano, e cada creche do município tem a liberdade de aplicar o tema da maneira que quiser. Conforme a diretora do Cemei Sonho Encantado, Neusa de Lourdes Gasparotto, o projeto “Educação para o trânsito” tem como objetivo despertar a consciência das crianças em relação ao trânsito.
- O projeto tem como objetivo despertar a consciência viária que priorize o companheirismo, a cooperação, a tolerância, o comprometimento e a solidariedade desde a educação infantil, porque, através desses projetos, a criança fixa com mais facilidade esses temas que são de importância e que levam para o resto da vida – explica a diretora.

E, para finalizar os 15 dias trabalhados no Cemei, nesta tarde de quinta-feira (29), as crianças participaram de uma palestra sobre trânsito realizada pelo policial militar Rosimar Féo.

Fonte: www.tudosobrexanxere.com.br 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SEMINÁRIO REGIONAL PROERD ITÁ


Inicia, nesta quarta-feira (14) e se estende até a próxima sexta-feira (16), o 5º Seminário Regional do Proerd, em Itá. O evento terá a participação de 49 instrutores do Oeste, entres eles os de Xanxerê, policiais militares Féo e Jean.
O Seminário vai promover diversas atividades, voltadas cada vez mais para a conquista de resultados positivos na aplicação dos ensinamentos às crianças e adolescentes que participam das aulas do Proerd. A coordenadoria estadual do Proerd visa, com os seminários regionais, conhecer as dificuldades que os PMs enfrentam em suas cidades. Assim, buscarão soluções rápidas e eficazes para a solução das dúvidas.
Durante os três dias de seminários, os instrutores receberão informações complementares que irão auxiliar na atuação em sala de aula.

IV MARATONINHA PROERD


Policiais Militares de Xanxerê já preparam mais uma edição da Maratoninha do Proerd. Em Xanxerê, o evento aconteceu por três anos consecutivos. Agora, alunos de Ponte Serrada terão a oportunidade de participar da IV Maratoninha Proerd. As inscrições estão abertas desde o último dia 10 deste mês e se estende até o dia primeiro de outubro.
A IV Maratoninha Proerd acontece no dia 12 de outubro (Dia das Crianças)
As inscrições podem ser feitas nas escolas, com os professores de Educação Física e com os policiais militares. É necessário, no ato da inscrição, apresentar carteira de identidade e certidão de nascimento. Serão três categorias, no masculino e feminino. Confira:
- Categoria A: nascidos em 2000 – 2001 – 2002 - (de 9 a 11 anos) – 1000 metros
- Categoria B: nascidos em 1997 – 1998 – 1999 - (de 12 a 14 anos) – 1500 metros
- Categoria C: nascidos em 1994 – 1995 – 1996 - (de 15 a 17 anos) – 2200 metros
A largada, para cada categoria, acontece no portal da cidade, junto ao trevo principal da BR-282. A chegada será na frente da igreja matriz de Ponte Serrada, na Avenida VX de Novembro.
O evento é aberto a toda comunidade, de acordo com a faixa etária. O objetivo da IV Maratoninha Proerd é instigar a prática esportiva da corrida, sendo que, nessa prova, cada aluno-atleta depende de si próprio para alcançar seu objetivo de uma forma harmônica, na qual todos tenham a mesma oportunidade e chances iguais de vencer. Com a ideologia do esporte sendo um meio saudável e formador de caráter e disciplina.
O PM de Xanxerê, Féo, que coordena a Maratoninha Proerd, explicou que, neste ano, o evento acontece em Ponte Serrada e, nos demais, deverá acontecer em outras cidades da região Amai.

EEBM João da Cruz e Souza

Foi iniciado as aulas na rede municipal de ensino as aulas do Proerd para os 5º ano/série, e todas as terças no período das 10:15 as 11:15 estarei na EEBM João da Cruz e Souza, trabalhando com as crianças.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O que é PROERD


O Proerd é um Programa essencialmente preventivo, precede as ações de repressão ao uso e tráfico de drogas, e à contenção de todas as formas de violência e em todos os seus aspectos (físicos/psicológicos) e, como tal, tem como finalidade evitar que crianças, adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência, assim como preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos acerca do problema em tela. 
O Programa, através de suas lições, ensina aos alunos, de forma simples, desconstraída e lúdica utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros e auxilia para que reflitam sobre a necessidade de dizerem “não” às drogas e à violência.